
Como se destacar em Processos Seletivos
Por Márcio Santana Jr, Gestor de Pessoas e Processos na MS Prospect
Olá leitores! Me chamo Márcio Santana, sou Gestor de Recursos Humanos na MS Prospect e se você quer saber como se preparar para se destacar em todos os processos seletivos, esse artigo é exatamente o que você estava procurando.

Realmente esse ano não foi dos melhores pra quem está buscando uma oportunidade no mercado. Muitas empresas diminuíram o quadro de colaboradores e as vagas que surgiram não foram as mais "vistosas" para os candidatos.
Se você não foi um dos felizardos que conseguiram um emprego em 2023 não se preocupe, 2024 tem tudo para ser um ano bem diferente. As empresas retomarão o crescimento e os quadros de funcionários serão restabelecidos.
Quando as vagas começarem a aparecer, você deverá estar preparado para as entrevistas e processos seletivos. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você alcance aquela tão sonhada vaga de emprego. Se está em busca do primeiro emprego, é mais importante ainda que você leia com atenção às dicas a seguir.
Antes da entrevista
Quando convocado para uma entrevista é muito importante pesquisar sobre a estrutura, história e processos da empresa. Pesquise em sites, perfis em redes sociais, etc, e monte sua apresentação de acordo com o que a empresa espera de seus colaboradores.
Pesquise sobre o local da entrevista, a melhor forma de chegar e calcule o tempo de trajeto. Não é preciso dizer que é de suma importância chegar com antecedência.
Escolha bem a roupa: a apresentação é sua porta de entrada. Uma apresentação ruim pode te eliminar antes mesmo de ser entrevistado. Estar mal vestido pode passar a impressão errada de que você não está dando a devida importância ao processo que está participando. Mas lembre-se, não exagere. Se vista de acordo com a vaga a qual está concorrendo, você não está indo à uma festa e nem à um churrasco. Encontre o equilíbrio, falaremos mais sobre isso em outro artigo.

Durante a entrevista

Tenha postura ao sentar: o modo como se senta pode demonstrar desânimo e falta de interesse. É preciso entender que você estará sendo avaliado do momento que entra nas dependências da empresa ao momento que sai.
Existem algumas pesquisas que mostram que a relevância do que você fala está 55% na sua linguagem corporal, 38% na sua voz e somente 7% nas palavras.
É muito importante lembrar que o entrevistador é uma pessoa como você. Também tem seus defeitos, suas qualidades, sua personalidade... E apesar de o profissional de RH sempre buscar ser imparcial, isso é muito difícil de acontecer na realidade. Em muitos casos, muitos mesmo, o candidato consegue uma tendência de aprovação ou reprovação nos primeiros 20 segundos da entrevista.
Então sempre que for fazer uma entrevista de emprego, não fique esperando que o recrutador não vá levar em consideração aspectos pessoais, porque a maioria vai.
Se prepare bem, se vista bem, cheire bem (sem exagerar no perfume), melhore a postura corporal, fale com segurança (se não souber responder, apenas diga que não sabe mas irá procurar se informar

sobre o assunto), modere o tom de voz (não fale alto nem baixo demais), e tenha em mente que mesmo que você se prepare muito bem para a entrevista, sempre haverá espaço para surpresas.
Use o processo para mostrar tudo o que possa te favorecer. Lembre-se que a oportunidade é ali, naquele momento. E não basta ser o melhor candidato, você tem que parecer o melhor candidato.
Mantenha contato visual com o entrevistador. Insistir em olhar para outra direção pode demonstrar falta de atenção, insegurança ou desinteresse pelo processo.
Não priorize o salário. A remuneração é importante mas deixar claro que está mais interessado no salário do que na empresa não é bem visto. O ideal é enfatizar o que espera da empresa como um todo, nunca coloque o salário como prioridade.
Sobre as perguntas
Não existe somente uma resposta certa para cada pergunta em uma entrevista de emprego, mas com certeza existem respostas erradas. Tente não sair do contexto da pergunta.

Uma das perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego é: "Qual a sua principal qualidade e o seu principal defeito?" Sempre que essa pergunta é feita nós pensamos: "E agora?!? Qual defeito eu vou falar que tenho, sem que atrapalhe a minha candidatura a vaga?"
Você pode adaptar a resposta ao seu perfil, mas um bom exemplo de reposta para essa pergunta é: "Meus principais defeitos são, ansiedade e dificuldade de colocar minha opinião, porque as vezes parece que minha opinião é uma imposição. E é uma questão que eu estou trabalhando diariamente em mim".
Repare que esse realmente é um defeito, e mostrar que você conhece seus pontos fortes e fracos passa a impressão de que você exerce a autoanálise e está buscando constantemente evoluir.
Muitas pessoas respondem nessa hora que seu principal defeito é ser perfeccionista. Porém, essa é uma resposta genérica e apesar de poder ser colocada como um defeito em alguns casos, em outros pode ser considerada uma qualidade. Evite essa resposta pois ela não dá ao entrevistador informações suficientes sobre você, lembre-se cada palavra dita em um processo de seleção pode definir se você conseguirá ou não a vaga. Por isso, é melhor não perder tempo com respostas vagas.
Para falar das qualidades, não tem muito mistério. Temos menos receio de responder sobre as nossas qualidades. O importante é já ter algo em mente para que na hora você possa responder com segurança. Lembre sempre de ser sincero.

Vou dar um exemplo de algo que acontece muito.
O candidato está concorrendo à uma vaga no setor de Recursos Humanos.
- O avaliador pergunta: "Qual sua expectativa para daqui a 5 anos? Como você se vê?"
- O candidato responde: "Daqui a 5 anos eu quero ser piloto de avião."
Nada impede o candidato de ter sonhos em áreas que no momento ele não pode trabalhar por qualquer motivo, porém quando perguntado numa entrevista você deve responder algo que mostre o tamanho da contribuição que você pretende dar para a empresa. Fale sobre se especializar mais na área para obter melhores resultados, sobre crescer na empresa e, se houver abertura, fale dos seus sonhos fora da empresa.
Por último, quando perguntado sobre sua experiência profissional, tente não sair do contexto da entrevista. NÃO FALE sobre toda sua vida, foque nas informações principais e nas experiências que estejam relacionadas à vaga desejada. Sempre de forma objetiva, clara, ética e destacando atributos que irão contribuir no exercício da função almejada.
Depois da entrevista
É costume das empresas darem um feedback, negativo ou positivo após a entrevista. Se a empresa não der esse feedback o candidato pode ligar para saber se o processo ainda está em andamento. SE NÃO HOUVER PRAZO PARA A RESPOSTA, Espere pelo menos 15 dias para isso.
Lembre-se que cada empresa tem seus valores e padrões, não coloque toda a responsabilidade de ser aprovado ou não somente em você. Como foi dito anteriormente, existem diversos fatores que interferem na decisão do avaliador, e muitas vezes são fatores que independem da qualidade do candidato. Se você seguir as dicas que foram dadas aqui, você será um candidato de destaque em qualquer processo.
Ficou com alguma dúvida? Quer sugerir um tópico? Deixe sua mensagem e ficaremos felizes em ajudar.