
Equilíbrio Financeiro
para o seu negócio
Por Gabriel Basílio, Gestor de Finanças na MS Prospect
Olá leitores!
Uma das tarefas mais importantes e que demandam uma atenção apurada para o bom andamento do seu negócio é o controle das suas finanças. Seja para o Microempreendedor ou para o CEO de uma multinacional, essa é uma tarefa que deve ser observada e tratada com a máxima importância, pois o seu sucesso ou fracasso dependerá dessa boa gestão.

Mas a pergunta que grande parte dos novos empresários fazem ao iniciar seu negócio é: Como equilibrar minhas finanças?
Te daremos nesse artigo algumas dicas de como dar os primeiros passos em busca do equilíbrio financeiro do seu negócio. Boa leitura!
-
GESTÃO DE DADOS

É muito importante que todos os dados e indicadores do seu negócio estejam sempre atualizados e organizados, de forma simplificada para que facilite o entendimento sobre a saúde financeira da empresa. É extremamente difícil controlar o que não se pode medir ou entender objetivamente.
Um exemplo simples que pode nos mostrar isso de forma prática, é quando fazemos compras no supermercado. A nossa listinha de compras seria os dados coletados e observados através de indicadores. Quanto
mais organizada for a nossa lista de compras, melhor enxergamos o que precisamos comprar (onde investir), o quanto vamos gastar (custo do investimento) e em quais corredores (setores) precisamos dar mais atenção. Ou seja, seus processos terão muito mais agilidade e qualidade.
O uso da tecnologia na gestão de dados também é importante e facilita muito a vida do empresário. Busque sistemas, planilhas, etc... Isso com certeza vai mudar a forma de tomada de decisão na sua empresa.
-
FLUXO DE CAIXA

Naturalmente, um dos pontos principais para equilibrar o financeiro da sua empresa, é acompanhar o fluxo de caixa. Muitos empreendedores se queixam sobre a necessidade de aumentar o capital de giro, mas não percebem que muitas das vezes a empresa já tem o suficiente para o tamanho do negócio e que, possivelmente, o capital esteja sendo mal aplicado.
A necessidade de aumentar o capital de giro da empresa não é algo ruim, isso faz parte do desenvolvimento do negócio. Porém, quando essa necessidade pega você de surpresa, pode desequilibrar o seu caixa e pôr em dificuldade todo o seu planejamento.
Acompanhe com atenção o fluxo de caixa do seu negócio, flexibilize os prazos que puder com os fornecedores e credores, identifique o período de maior receita e de maior despesa, identifique os melhores períodos para novas aquisições ou mudanças que demandem maior investimento para que não venha a ficar descapitalizado, invista com calma e no momento certo.
-
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Com uma boa gestão de dados e o fluxo de caixa equilibrado, você conseguirá desenvolver um planejamento baseado na estrutura do seu negócio. Aqui você planejará suas receitas, despesas e possíveis investimentos para o crescimento do seu negócio.
Diferente da contabilidade, o objetivo do planejamento orçamentário é projetar os fatos futuros. Não faça projeções baseadas na sua vontade mas sim na realidade do seu negócio. Faça previsões de cenários otimistas, e também adversos criando medidas para cada situação que surgir durante o desenvolvimento do seu negócio.
Com o planejamento feito, não deixa de fazer revisões e correções durante o percurso para que continue tendo sucesso nas tomadas de decisão.

-
INVESTIMENTOS
Se todas as etapas anteriores foram bem ajustadas, é o momento de impulsionar de vez o seu negócio. Invista para que sua empresa cresça e tenha a capacidade de lidar melhor com as adversidades e chegue mais rápida aos objetivos.
Invista com inteligência e calma, de acordo com a realidade e os objetivos do seu negócio.
Bons exemplos de investimentos são: tecnologia, marketing, qualificação da mão de obra, equipamentos, estética do ambiente de visitação... Não parece mas isso trará confiança não só para seus clientes mas também para fornecedores e parceiros.
Todos esses processos te ajudaram a entender melhor o seu negócio e na tomada de decisão.
-
Com a Gestão de Dados você vai poder organizar e apurar as informações com qualidade;
-
Equilibrando seu Fluxo de Caixa você vai ganhar muito em poder de negociação, além de conseguir se preparar para possíveis adversidades ou para aproveitar as oportunidades que surgirem;
-
Com o Planejamento Orçamentário irá vislumbrar o futuro da empresa;
Todas essas práticas irão maximizar os resultados e, independentemente do porte da sua empresa, vão te levar a um crescimento exponencial. E o mais importante, manterá sua empresa financeiramente saudável.
Precisa de ajuda profissional?
Entre em contato conosco e veja como sua empresa pode se transformar a partir de novos hábitos.
ALCANCE SUAS METAS!